COMO INICIAR UM ORÇAMENTO INTELIGENTE


Para elaborar um orçamento inteligente, você terá inicialmente que identificar como se relaciona com o dinheiro e aprender a lidar de forma responsável com as suas finanças pessoais. Esse é o primeiro e principal passo que te conduzirá ao autoconhecimento, a uma vida financeira estável e irá colaborar para o alcance de seus projetos a longo prazo.

Poucas pessoas tiveram a oportunidade de ter uma educação financeira para administrar os seus recursos e maximizar os seus ganhos. Cuidar com sabedoria e reconhecer o quanto devemos melhorar o nosso comportamento em relação ao dinheiro, nos auxiliará a passar de agente deficitário para uma situação de equilíbrio e prosperidade.

Algumas crenças comportamentais em relação ao dinheiro que devemos repensar:

Proponho uma mudança de mindset, com a consciência de que é possível ter uma vida financeira próspera com os recursos que temos disponíveis e de maneira saudável, segura e sustentável (3S).

Além disso, se os seus ganhos financeiros advêm de um trabalho lícito e idôneo, agradeça e comemore! Quanto mais você se sentir merecedor das suas próprias conquistas, maior será a sua inspiração para prosperar. E não tenha vergonha de querer ganhar mais dinheiro ou falar sobre isso. Vire a chave e comece hoje mesmo, conectando-se a pensamentos que te ajudarão a evoluir!

Mentalize:

Priorize ter uma relação positiva e construtiva com o dinheiro, pois isso será fundamental para a sua vida e trará inúmeros benefícios para você e todos ao seu lado.

Outro ponto fundamental é monitorar os seus recursos financeiros para desenvolver um orçamento pessoal consistente, com a análise dos dados a seguir:

Anotar tudo e controlar o seu dinheiro também é primordial, e não importa onde, o necessário é começar! Indico, a princípio, que você registre em caderno mesmo e depois avance para uma planilha de Excel ou até mesmo um aplicativo, inclusive há muitos acessíveis no mercado. O importante é começar e que seja um hábito, uma forma prazerosa, até tornar-se uma prática rotineira.

Ah, e não se esqueça de definir seus objetivos de curto a longo prazo! Já ouviu falar que quem não sabe aonde vai, o lugar que embarcar estará bom? Defina seu caminho e coloque sua energia para avançar. Esse item é essencial, pois norteará todo o seu planejamento financeiro. Então, estabeleça suas metas, enumere suas prioridades e exerça a disciplina.

O orçamento inteligente é aquele no qual você projeta suas receitas e despesas, avalia sua saúde financeira e contribui para que faça escolhas que se adequem ao seu estilo de vida, de acordo com os seus propósitos.


Fique ligado nas outras dicas de educação financeira que serão publicadas em breve!

53 visualizações